Hypsiboas faber (crédito: Renato Feio, DBA/UFV) Entufado-baiano (Merulaxis stresemanni) (Crédito: Alexander Zaidan, ex-aluno PGBA/DBA) Phyllostomidae (crédito: Oriol Massana & Adrià Lopez-Baucells, http://www.adriabaucells.com/) Atolchelys lepida (crédito: Pedro Romano, DBA/UFV)

Departamento de Biologia Animal

Anexo do Centro de Ciências Biológicas II (CCB2), 3º andar.
Av. P.H. Rolfs s/nº, Campus UFV, 36570-900. Viçosa, MG, Brasil

Fax.: (31) 3612-5252

E-mail: dba@ufv.br

Pós-Graduação em Biologia Animal

Anexo do Centro de Ciências Biológicas II (CCB2), 4º andar.
Av. P.H. Rolfs s/nº, Campus UFV, 36570-900. Viçosa, MG, Brasil

E-mail: posbioanimal@ufv.br
Página: www.posbioanimal.ufv.br

Informativo

Professora do Departamento de Biologia Animal aprova financiamento para projeto de pesquisa na área de Biologia da Conservação

A professora Maria Augusta Lima, do Departamento de Biologia Animal, juntamente com a estudante Lívia Maria Negrini Ferreira, mestranda do programa de Pós-Graduação em Ecologia, aprovaram junto ao Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), financiamento para o projeto de pesquisa: “Atratividade e toxicidade da interação entre agroquímicos a abelhas silvestres: subsídios para a conservação de polinizadores”. A proposta foi uma das 32 contempladas entre os mais de 300 projetos no país. A pesquisa testará, de forma pioneira, se a exposição conjunta a diferentes agroquímicos prejudica colônias de abelhas nativas.

A professora Maria Augusta esclarece que os prejuízos da contaminação de agroquímicos sobre abelhas já foram comprovados em diversas pesquisas laboratoriais. Entretanto, avaliações em condições semelhantes às de campo são escassos para espécies silvestres tropicais. Para ela, o financiamento do Funbio permitirá o andamento dessa pesquisa com abelhas brasileiras sem ferrão, que é o principal grupo de polinizadores silvestres tropicais. A orientadora também destaca a fonte alternativa de financiamento de pesquisas. “Em tempos difíceis para o financiamento público, estamos buscando recursos em outras fontes e a FunBio  irá viabilizar um projeto importante e de grande relevância para o país”, disse Maria Augusta.

Os projetos contemplados podem ser visualizados no link: https://www.funbio.org.br/programas_e_projetos/bolsas-funbio-conservando-o-futuro-2019-2/

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress