Hypsiboas faber (crédito: Renato Feio, DBA/UFV) Entufado-baiano (Merulaxis stresemanni) (Crédito: Alexander Zaidan, ex-aluno PGBA/DBA) Phyllostomidae (crédito: Oriol Massana & Adrià Lopez-Baucells, http://www.adriabaucells.com/) Atolchelys lepida (crédito: Pedro Romano, DBA/UFV)

Departamento de Biologia Animal

Anexo do Centro de Ciências Biológicas II (CCB2), 3º andar.
Av. P.H. Rolfs s/nº, Campus UFV, 36570-900. Viçosa, MG, Brasil

Fax.: (31) 3612-5252

E-mail: dba@ufv.br

Pós-Graduação em Biologia Animal

Anexo do Centro de Ciências Biológicas II (CCB2), 4º andar.
Av. P.H. Rolfs s/nº, Campus UFV, 36570-900. Viçosa, MG, Brasil

E-mail: posbioanimal@ufv.br
Página: www.posbioanimal.ufv.br

Informativo

Professora do Departamento de Biologia Animal tem artigo premiado pelo grupo Nature.

A professora Maria Augusta Lima, do Departamento de Biologia Animal da UFV, recebeu recentemente o selo Top 100 in Ecology 2018, como autora de um dos artigos mais acessados no Scientific Reports, periódico do grupo Nature. O artigo “Extremely Low Frequency Electromagnetic Fields Impair the Cognitive and Motor Abilities of Honey Bees” foi o 35º mais acessado em 2018 na área de Ecologia. De acordo com a autora, “esse estudo demonstrou, pela primeira vez, que radiações eletromagnéticas emitidas por torres de transmissão de energia elétrica prejudicam as abelhas melíferas, que são os principais polinizadores do mundo. A exposição a esses campos reduziu a capacidade de voo e a memória das abelhas, o que pode reduzir a capacidade delas de polinizarem diversas plantas. Consequentemente, a proximidade das abelhas a torres, linha de transmissão e outras fontes de radiação eletromagnética pode reduzir localmente a produção de alimentos e a reprodução de plantas nativas”.O trabalho premiado foi desenvolvido em parceria com o Prof. Eugênio Eduardo Oliveira (DDE – UFV) e com os pesquisadores P. Newland, C. Jackson, S. Shepherd e S. M. Shark, da instituição inglesa University of Southampton.
A pesquisa foi divulgada em diversas mídias como jornais televisivos e impressos, sites e podcasts. Alguns links podem ser conferidos abaixo:

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress