Hypsiboas faber (crédito: Renato Feio, DBA/UFV) Entufado-baiano (Merulaxis stresemanni) (Crédito: Alexander Zaidan, ex-aluno PGBA/DBA) Phyllostomidae (crédito: Oriol Massana & Adrià Lopez-Baucells, http://www.adriabaucells.com/) Atolchelys lepida (crédito: Pedro Romano, DBA/UFV)

Departamento de Biologia Animal

Anexo do Centro de Ciências Biológicas II (CCB2), 3º andar.
Av. P.H. Rolfs s/nº, Campus UFV, 36570-900. Viçosa, MG, Brasil

Tel.:

E-mail: dba@ufv.br

Pós-Graduação em Biologia Animal

Anexo do Centro de Ciências Biológicas II (CCB2), 4º andar.
Av. P.H. Rolfs s/nº, Campus UFV, 36570-900. Viçosa, MG, Brasil

E-mail: posbioanimal@ufv.br
Página: www.posbioanimal.ufv.br

Informativo

Atividade de mineração ameaça saúde e sobrevivência de morcegos frugívoros da Mata Atlântica

Um estudo recente, realizado por pesquisadores do Departamento de Biologia Animal da UFV, coordenado pela professora Mariella Bontempo Duca de Freitas (foto), reforça esta preocupação.

Ao examinarem os impactos da mineração sobre os morcegos frugívoros (que se alimentam de frutas) em áreas de exploração de minério de ferro e alumínio, em Minas Gerais, os pesquisadores descobriram efeitos adversos nos tecidos desses mamíferos, particularmente nas espécies Artibeus lituratus  e Sturnira lilium, nas quais o estudo se concentrou. A escolha por esses morcegos se deu pela importância deles no ambiente em que vivem, em função de sua ampla gama de forrageamento e por dispersarem sementes de plantas pioneiras.

Leia a matéria completa aqui.